Hermes Leal tem sete obras publicadas; dois romances, duas biografias, um de aventura e dois não-ficção, na área de Semiótica e Linguística. Iniciou sua literatura aos 20 anos, em Goiânia, no início dos anos 80, publicando seus poemas em jornais e em fanzines mimeografados. O seu terceiro romance será “As Horas em que Deus Dormiu”, sobre a vida errante e desastrada de um religioso que se perde nos encantos de um paraíso indígena no Tocantins.
Seus dois romances tem como tema o universo adolescente, como o impactante “Eu Sou Foda!” (1998/2ª edição e 2006, com o título “Faca na Garganta”, Geração Editorial), que se passa em São Paulo e aborda os sentimentos de uma geração de adolescentes dos anos 90, na época da AIDS sem cura e do telefone de ficha no olherão. Em 2014, o escritor publicou seu segundo romance, “Antes que o Sonho Acabe” (2014), também pela Geração Editorial, com foco em personagem adolescente lutando para se libertar das agruras de uma guerra que realmente aconteceu na Amazônia brasileira nos anos 70.
Leal tem um viés de explorador. Viaja por mundos perdidos e trilhas inexploradas e, quando encontra um bom tema, o transforma em um bom livro. Tem explorado a região mais desabitada do Brasil, no nordeste do Tocantins, nas fronteiras da Bahia com o Piauí, que engloba as reservas ecológicas do Jalapão e da Serra Geral, e as rotas fluviais milenares dos Antigos Desana, índios do alto do Rio Negro, no coração do Amazonas, que gerou uma mitologia própria para a criação do universo a partir de rios, animais e a selva. Em 1991, explorou a região dos Kalungas, em uma expedição à cavalo, em uma época em que os descendentes de escravos viviam isolados do mundo, não conheciam sequer a eletricidade, resultando em um documentário e um livro de aventura, “Quilombo, uma Aventura no Vão das Almas” (1995, Editora Mercuryo).
Em 1996, percorreu milhares de quilômetros de trilhas em busca de vestígios de uma cidade perdida, com investigação em mais três países, e que resultou no livro “O Enigma do Coronel Fawcett” (1996, Ediouro/Geração Editorial - 2006, 4ª edição), sobre um explorador inglês que desapareceu no Brasil, quando procurava cidades perdidas, inspirando o lendário Indiana Jones, um pequeno best-seller. Durante suas investigações, o escritor foi sequestrado por índios no Xingu, resultando em uma grande aventura de resgate e fuga, nos mesmos lugares onde o aventureiro inglês sofreu as mesmas perseguições, há quase cem anos atrás.
Página do autor na Amazon
Screenwriter Online (2020/4 idiomas)
Fórmulas, esquemas e modelos teóricos que possibilitam aos autores dominar as estruturas da “ação” e da “emoção” dos personagens, em uma teoria amparada na linguística, lógica e filosofia, aplicada nos filmes “Roma”, “Coringa” e “Parasita” e em séries, como “Game of Thrones”.
Editora Perspectiva (2017)
Manual com teoria inédita para o roteiro e desenvolvimento de personagens para fundamentar a existência de uma teoria para a “alma” dos personagens, desenvolvida a partir da Semiótica das Paixões, que estuda o sentido da vida através do que “sente” as pessoas; ódio, raiva, rancor, ciúmes, vingança; e não somente do “agir” dos personagens.
Geração Editorial (2014)
Romance baseado em fatos reais, no final da década de 1960, em pleno sertão amazônico, numa cidadezinha “desconectada do mundo”, às margens do rio Tocantins, sobre o triste episódio de caça aos comunistas, mas a história de um adolescente sonhador, que será filmado pelo premiado cineasta Lírio Ferreira com distribuição da O2 Play.
Editora Imesp/Coleção Aplauso (2008)
Biografia do icônico cineasta Orlando Senna, ex-Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, autor de filmes como “Iracema, uma Transa Amazônica” e um dos fundadores da Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de Los Baños, de Cuba.
Geração Editorial (1998, "Eu Sou Foda" - 2ª edição, 2007)
Primeiro romance do autor, é uma espécie de Romeu e Julieta do século 21, que gerou polêmica e foi proibido nas livrarias, ao mostrar uma geração de adolescentes nos anos 1990, que podiam tudo, menos vencer a AIDS. O roteiro adaptado para o cinema, pelo autor, foi selecionado pelo Laboratório de Roteiros do Sundance Institute, em 2002.
Ediouro/Geração Editorial (1996, "Coronel Fawcett - A Verdadeira História do Indiana Jones" - 4ª edição, 2008)
Primeira biografia do aventureiro que inspirou Indiana Jones, Coronel Fawcett, o inglês caçador de cidades perdidas no Brasil, onde o autor relata a aventura de Fawcett e a sua própria em busca de pistas sobre o seu misterioso desaparecimento.
Editora Mercuryo (1995)
O relato de uma aventura num sertão isolado, no coração do Brasil, realizada em lombos de mulas e cavalos, em que o autor registrou, em documentário para TV, um quilombo remanescente onde seus habitantes não sabiam o que era eletricidade, nem conheciam futebol, mas tinham uma forte cultura baseada em mitos e crenças.
Editora Única (2010)
A obra está sendo adaptada pela roteirista Manuela Dias (autora da novela "Amor de Mãe"). Será a próxima minissérie da TV Globo e se chamará "O Conselheiro e a Menina Azul". Esta é a obra de estreia de Conceição Senna que não é apenas uma personagem de si próprio, é um olhar sobre a natureza infantil e adulta, a natureza humana em todas as etapas, nascimento, morte e os fantasmas que ficam.
HL Filmes (2018)
Seis dramas relacionados ao amor e ao desejo, segmentados e independentes, que se unificam no tema central da obra: a independência feminina. O relato íntimo e secreto de seis jovens mulheres sertanejas, do agreste nordestino, vivendo no limiar entre os anos 1950 e 1960, que lutam para saciar seus desejos, epifanias e sofrimentos relacionados com a sexualidade.