Após três décadas de pesquisas na Semiótica das Paixões, uma nova ciência do conhecimento para o século XXI, nascida na França nos anos 1990, Hermes Leal lançou, em 2020, uma nova teoria em forma de um curso online, em que aplica, pela primeira vez ao roteiro de ficção, uma forma inédita para escrever histórias e desenvolver personagens. A teoria da narrativa da ação soma-se agora à nova teoria da narrativa da emoção, resultando num estudo completo para o desenvolvimento de roteiros.
Lançada através de videoaulas gravadas e ao vivo, com o suporte do livro, “As Paixões nos Personagens” – disponíveis em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) –, a Masterclass Narrativa de Ficção, disponibilizada no Screenwriter Online, dá possibilidades para dominar as estruturas da “ação” e da “emoção” dos personagens, em uma teoria amparada na Linguística, na lógica e na Filosofia, com um conjunto de “esquemas teóricos”, tanto para o personagem, como para estruturar os arcos da narrativa.
Os arcos, em grandes obras fílmicas, como “Roma”, são formados pelas “sensações” de seus personagens, com pontos de virada sutis, apenas no sentir dos personagens, que pode ser uma transformação que se inicia com uma admiração e termina com um arrependimento, culpa e remorso.
O arco do personagem não é mais definido por suas ações, mas por seu “sentir”. Enquanto personagens de “Game of Thrones” constroem seus arcos com suas ações, em “Roma”, os personagens fazem seus pontos de virada somente através de suas sensações. O método inédito permite trabalhar com este arco “invisível” dos personagens nos filmes mais sensíveis como “Roma”.
A Masterclass mostra, por exemplo, como o arco de Arya, em “Game of Thrones”, é motivado no nível da ação por uma vingança, que requer aprender a matar seus inimigos e depois liquidá-los, enquanto que o seu arco do sentir é liquidar o ódio que sente, o que motiva a vingança de fato. Suas ações, falas e seu destino são motivados pelos efeitos do sentimento da paixão do ódio.
O autor utiliza, ainda, nas aulas, filmes como “Coringa” (Todd Phillips, 2019) e “Parasita” (Bong Joon-ho, 2019) e séries como “Big Little Lies” (HBO, 2017-2019).
O método do curso é formado, basicamente, por “sete esquemas teóricos”, que se cruzam formando a teoria narrativa baseada nas ações e nas emoções dos personagens. São eles: Programa Narrativo, Destinador, Acontecimento Extraordinário, Simulacro Existencial, Surpresa, Dano e Fratura e Cólera e Vingança.